O primeiro passo é pensar no layout. Para acertar em cheio nessa escolha é preciso pensar na proposta do seu restaurante e também levar em consideração o tipo de público que você atende.
“Não existe um layout melhor, existe o adequado às operações propostas. A partir de um conceito, da forma/formato de operação e outras variáveis você conseguirá fazer uma boa opção para sua cozinha profissional”, enfatiza o CEO da MAPA Negócios em Alimentação Fora do Lar, Marco Amatti.
Quais os melhores equipamentos para escolher?
Em relação aos equipamentos que você deverá escolher, Amatti afirma que essa decisão segue a mesma linha de pensamento do layout.
“É importante conhecer as tecnologias disponíveis no mercado, bem como o tempo de retorno, a viabilidade técnica entre outras variáveis”, completa Marco.
Além disso, o empreendedor deve ficar de olho nas novidades e optar por equipamentos mais funcionais e que ajudem a montar uma cozinha profissional.
Quais os melhores projetos para montar uma cozinha profissional?
Na opinião de Marco, o melhor projeto para montar uma cozinha profissional é aquele que é feito por quem é capacitado no assunto e atende o estilo do dono do restaurante e a sua maneira de trabalhar.
Portanto, para escolher o melhor projeto para a sua cozinha, considere o estilo do seu negócio e estabeleça quais os principais passos da sua produção e de que maneira é possível facilitar e otimizar os preparos.
Você também deve pensar se o projeto respeita os seguintes pontos:
Atuação e função da sua cozinha
A cozinha profissional atua em diversos ramos de negócios e tem como função o preparo de alimentos de forma dinâmica e rápida. Na cozinha profissional, você prepara alimentos congelados, refeições, consome no mesmo local e retira a refeição do cliente.
Utensílios e equipamentos
Para equipar uma cozinha profissional, você deve pensar nos utensílios e equipamentos. Pense em adquirir equipamentos como eletrodomésticos e industriais, móveis, utensílios de cozinha e equipamentos para escritório.
Para compor uma cozinha profissional adequada e eficiente são muitos aparelhos específicos, mas o principal deles é a bancada, onde é feita toda a preparação dos alimentos.
Geralmente, esse aparelhos possuem estantes embaixo, ganchos, etc, otimizando o espaço. É importante organizar a cozinha para aumentar a produtividade.
Estrutura
A cozinha profissional deve contar com a seguinte estrutura:
Área para recebimento de produtos de fornecedores;
Área para armazenagem dos alimentos;
Área de higienização de alimentos;
Área de preparo inicial dos alimentos (bancada inox);
Área para pequenas preparações como serviço de sobremesa, café, bebidas, lanches.
Área para guardar utensílios;
Área de cozimento;
Área para preparação final das refeições;
Área de embalagem e armazenagem de alimentos prontos para entrega;
Área de atendimento ao público;
Área de lavagem de utensílios;
Área de lavagem de toalhas, panos e aventais;
Área para o lixo;
Área para o gás de cozinha;
Vestiários;
Sanitários;
Escritórios.
Fonte:
https://www.foodconnection.com.br/empreendedorismo/como-montar-uma-cozinha-profissional-de-qualidade/